terça-feira, 2 de março de 2010

Índice CI apresenta valorização de 0,6% em Janeiro

O Índice Confidencial Imobiliário para o Continente iniciou o ano de 2010 apresentando uma valorização mensal de 0,6%. Com o segmento de fogos novos e usados a seguirem uma evolução idêntica, embora o ritmo de valorização seja mais forte junto dos fogos usados, atingindo 0,8%, enquanto que os fogos novos valorizaram 0,4%. A taxa de variação homóloga (taxa apurada pelo confronto do índice no mês corrente com o índice do mesmo mês do ano anterior) voltou a terreno positivo, registando 1,2% em Janeiro deste ano. Desde Julho de 2009 que este indicador tem registado variações negativas ou quase nulas. Com a recente evolução do índice, a taxa de variação homóloga atingiu 0,6% nos fogos novos e 1,6% no segmento de mercado de usados.

Em termos anuais os alojamentos novos reflectem um comportamento mais favorável do que os usados, assim, a taxa de valorização anual (taxa de variação média dos últimos 12 meses), dos fogos novos, em Janeiro de 2010, foi de 1,2%, enquanto que, no caso dos usados, continua a apresentar valores negativos, situando-se em -0,5%.

AM Porto
Na AM Porto a variação mensal do Índice manteve-se, em Janeiro de 2010, ao nível de Dezembro do ano passado, sendo de 0,2%. Em termos homólogos a evolução do Índice reflecte melhorias em relação ao ano anterior. Entre Julho e Novembro de 2009 as variações homólogas foram sempre negativas e em Dezembro registou-se uma primeira variação positiva de 0,8%, para em Janeiro deste ano a variação homóloga ser de 1,4%. Esta evolução favorável, ainda não é reflectida pelo comportamento da taxa de variação anual, continuando a mesma a decrescer, registando em Janeiro de 2010 uma variação de 0,1%.

Analisados os segmentos de mercado, a AM Porto reflecte um comportamento semelhante ao resto do País, com os fogos usados melhor posicionados face ao segmento dos novos. Assim, em Janeiro de 2010, os fogos novos registaram uma taxa de variação homóloga de -0,5%, enquanto que, os fogos usados apresentaram uma valorização de 3,4%, em termos homólogos.

Partilhar no Facebook | Fonte: JdN / Confidencial Imobiliário

A Confidencial Imobiliário e o portal LardoceLar.com, desenvolvido e gerido pela Caixatec (Grupo Caixa Geral de Depósitos), estabeleceram uma parceria, no âmbito da qual a primeira realiza o tratamento estatístico dos imóveis em oferta neste portal, que reunia, em 2009, um total acumulado de ~560 mil imóveis e ~1.530 empresas de mediação imobiliária.