segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Preços das casas em Portugal subiram no final de 2013

O preço das casas em Portugal (Continental) terminou o ano 2013 com uma ligeira valorização mensal, de acordo com os dados de dezembro do Índice Confidencial Imobiliário (ICi).

Este indicador revela que os preços da habitação subiram 0,4% em dezembro face ao mês anterior, e a taxa de variação homóloga nesse mês foi também a melhor registada ao longo de todo o ano.

Apesar de os preços das casas continuarem a apresentar uma desvalorização de 1,3% face a dezembro de 2012, esta queda é bastante mais suavizada do que a que se apresentava no inicio do ano, em relação à qual apresentou uma melhoria de 2 pontos percentuais.

As casas novas foram as que apresentaram a maior valorização mensal de preços (0,6%), exibindo além disso um aumento homólogo de 0,4% em dezembro. Já os preços das casas usadas mantiveram-se em terreno negativo face ao mesmo período de 2012 (-2,5%), embora em termos mensais (dezembro de 2013 face a novembro) apresentem uma valorização de 0,2%.

Já na Área Metropolitana do Porto (AM Porto), dezembro foi mês de queda para os preços das casas , com uma desvalorização mensal de 0,2%, enquanto que no Algarve, os valores da habitação recuaram 0,3% face a novembro. Já em termos homólogos, a AM Porto apresentou uma performance bem mais negativa do que o Algarve, com desvalorização os de 3,6% e 1,8%, respetivamente, em dezembro de 2013 e quando comparado com o mesmo mês do ano anterior.

Fonte: Ci