quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Preços das casas recuam no início do ano

Depois de três meses a apresentarem uma evolução positiva, os preços das casas em Portugal (Continental) voltaram a descer em janeiro de 2014, de acordo com os dados do Índice Confidencial Imobiliário (ICi).

Assim, os preços da habitação em Portugal desvalorizaram 0,3% em janeiro quando comparados com o mês anterior. Não obstante, em termos homólogos, a trajetória de melhoria verificada desde outubro de 2013 continuou o seu percurso, com uma variação de -0,9% em janeiro (face a janeiro de 2013). Relembre-se que em dezembro, os preços tinham caído 1,4% face ao mesmo mês do ano anterior.

Segmentando por estado de uso, a habitação nova apresentou preços 0,7% mais baixos em janeiro face a mês anterior, enquanto que nos fogos usados, essa descida se ficou pelos 0,1%. Não obstante, a taxa de variação homóloga dos fogos novos apresentou-se positiva (0,2%) em janeiro de 2014, enquanto a dos usados permaneceu em terreno negativo (-1,7%).

No que concerne a Área Metropolitana de Lisboa (AM Lisboa), os preços também caíram em janeiro face ao mês anterior (-0,2%), e neste caso, a taxa de variação homóloga passou mesmo a apresentar um valor positivo, com os preços a subirem 0,4% comparativamente a janeiro de 2013.

À semelhança do mercado nacional, a desvalorização mensal dos preços na AM Lisboa foi mais acentuada nas casas novas (-0,4%) do que nas casas usadas (-0,1%). Comparando com o mesmo período em 2013, em janeiro de 2014 os preços dos fogos novos cresceram 3,1%, já os preços dos usados diminuíram 0,8%. 

Fonte: Ci