domingo, 9 de março de 2014

Espaço da Reabilitação Urbana vai acolher 50 entidades

A menos de um mês do início da Semana da Reabilitação Urbana Lisboa 2014, que chega à capital nos dias 19 a 26 de março, um total de 50 entidades confirmaram presença no Espaço da Reabilitação Urbana, que será um dos principais focos deste evento multi-dinâmico que celebra o movimento de regeneração das cidades.

Aberto ao público em geral e a profissionais, o Espaço da Reabilitação Urbana estará patente entre os dias 19 e 21 de março no Pátio da Galé, no Terreiro do Paço, em Lisboa, reunindo cinco dezenas de entidades entre empresas, instituições de ensino, associações, autarquias e organismos públicos, que ali exibirão os seus produtos, serviços, soluções, estratégias, iniciativas e orientações para a área da Reabilitação Urbana.

Este Espaço será o centro nevrálgico da Semana da Reabilitação Urbana Lisboa 2014, pretendendo ser por um lado uma montra de exposição da reabilitação urbana, e simultaneamente estimular o contacto personalizado e direto entre as entidades presentes e outros profissionais, mas também com os particulares, turistas, estudantes e famílias que querem saber mais sobre reabilitar.

“É uma aposta completamente ganha. Conseguimos mobilizar um número de entidades muito expressivo, que dá uma dimensão surpreendente à iniciativa. Mas mais importante, é a diversidade de atores que conseguimos reunir neste Espaço, e que confere uma versatilidade ímpar ao evento, que tem como um dos seus principais objetivos ser um agregador de interesses, contributos e visões para a reabilitação urbana”, refere Arturo Malingre, Diretor da Semana da Reabilitação Urbana.

As entidades vão estar presentes no Espaço da Reabilitação Urbana com stands próprios, desenvolvidos pelo Sistema HEXA da Modular System, um conceito baseado na geometria hexagonal, que permite que o público entenda o evento como um todo de forma harmoniosa, mas que cada expositor explore individualmente o seu espaço.

Adicionalmente ao espaço dos stands hexagonais, as entidades participantes irão integrar também as diversas iniciativas dinamizadas no local, entre as quais se incluem uma agenda de workshops dedicados à inovação na reabilitação urbana, estando planeados para um auditório integrado no local com capacidade para 80 pessoas. Para facilitar e dinamizar a visita e fruição no local pelo público, o Espaço da Reabilitação Urbana estrutura-se em três áreas temáticas, nomeadamente áreas Inovação, Institucional e Viver.

Além do Espaço da Reabilitação Urbana, a Semana da Reabilitação Urbana vai dinamizar uma agenda de conferências no MUDE, que, entre os dias 19 e 26 de março, prevê a realização de 12 sessões nas mais diversas áreas e que abrangem desde temas relacionado com o turismo, financiamento, impacto social, técnicas, inovação ou investimento.

Além disso, estão ainda previstas iniciativas como os Passeios da Semana LisNova-LisVelha, realizados diariamente; o workshop de arquitetura dirigido às crianças Archikidz, no dia 23 de março, evento que conta com o apoio da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa; a entrega do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2014, a 20 de março; a exposição dos finalistas do Concurso de fotografia “Olhares de Lisboa”, promovido pela CBRE e cujos vencedores são conhecidos a 20 de março; ou um ciclo de workshops sobre Reabilitação e Conservação do Espaço Construído, realizado pelo LNEC no seu Centro de Congressos, em Lisboa.

A Semana da Reabilitação Urbana Lisboa 2014 terá lugar entre os dias 19 e 26 de março, na Baixa de Lisboa, com enfoque nos espaços do Pátio da Galé (Terreiro do Paço) e no MUDE (Rua Augusta), que acolherão, respetivamente, o Espaço da Reabilitação Urbana e o Ciclo de Conferências.

Organizado pela parceria Vida Imobiliária/Promevi, a Semana da Reabilitação Urbana é um evento multidimensional que tem como principal objetivo aproximar a reabilitação urbana da população, provando que este movimento não se esgota na dimensão de atividade económica e de segmento do mercado imobiliário, mas que tem um impacto real na vida das cidades, quer na perspetiva dos que lá moram e trabalham, quer dos seus visitantes.

Contando com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, o evento é patrocinado pela Schmitt+Sohn, Secil, Decorpita, Ecociaf, Sonae Indústria, CBRE, Cushman & Wakefield, CIN, Grupo San Jose, Lucios, Amorim Corticeira, Modular Systems, Sika e a Weber, além da associação institucional de diversos parceiros.

Fonte: VI