quarta-feira, 12 de março de 2014

Fevereiro confirma descida de preço da habitação

O mês de fevereiro confirmou a descida do preço das casas registado em janeiro, ainda que a um ritmo mais lento. Assim, face a janeiro, o preço da habitação em Portugal (Continental) desceu 0,1% em fevereiro. Relembre-se que no mês anterior, a descida havia sido de 0,3%. Este abrandamento deve-se sobretudo à evolução dos preços nas casas novas, que cresceram 0,1% em termos mensais, enquanto que nas usadas, a variação mensal foi de -0,3%.

Os dados do Índice Confidencial Imobiliário (ICi) revelam ainda que a evolução homóloga dos se manteve em terreno negativo, com uma desvalorização de 0,7% em fevereiro face ao mesmo mês do ano passado. Ainda assim, esta desvalorização recuperou 0,2 pontos percentuais face à variação homóloga registada em janeiro. Em termos homólogos, os fogos novos apresentaram em fevereiro preços 0,9% acima do mesmo mês de 2013, enquanto que nos usados, a nota foi de queda (-1,8%).

Na Área Metropolitana do Porto (AM Porto), após 3 meses com quedas mensais, o preço das casas subiu 1,1% em janeiro face ao mês anterior. Contudo, em termos homólogos, os preços mantiveram-se em terreno negativo (-1,2%). As casas novas nesta região apresentaram preços 0,4% acima dos registados em janeiro, enquanto que em termos homólogos este indicador foi negativo (-1,3%). Os preços dos usados subiram 1,7% entre Janeiro e Fevereiro de 2014. Relativamente ao período homólogo, este segmento apresentou uma queda de preços de -1,1% na região.

Recorde-se que o Índice Confidencial Imobiliário recorre à informação disponível no portal LardoceLar.com, desenvolvido e gerido pela Caixatec e que agrega a carteira de mais de 1.400 empresas de mediação imobiliária, numa oferta total acumulada de cerca de 500 mil imóveis. Assenta numa metodologia que contempla mecanismos de ajustamento de qualidade, nomeadamente estratificação e cálculo de preços-hedónicos.

Fonte: Ci