segunda-feira, 16 de junho de 2014

B. Prime coloca Optimhome no Edifício Infante

A consultora imobiliária B. Prime colocou a empresa francesa Optimhome, no 13º andar do edifício Infante, propriedade do Fundo de Pensões do Pessoal da Caixa Geral de Depósitos. O edifício Infante situa-se em plena Av. D. João II, no Parque das Nações.

A Optimhome é uma rede imobiliária francesa que alargou o seu modelo de negócio para o Sul da Europa, tendo escolhido Portugal como 1º ponto de expansão. Igualmente presente no Reino Unido e Alemanha, a Optimhome apostou num conceito inovador que assenta essencialmente numa exposição massiva na internet. 

Neste negócio, a B. Prime representou o Fundo de Pensões do Pessoal da Caixa Geral de Depósitos, proprietário do 13º piso deste edifício que se localiza em plena Av. D. João II, a poucos metros do Centro Comercial Vasco da Gama e Gare do Oriente. Com escritórios a partir dos 187 m2, este edifício tem 13 pisos acima do solo e 6 em cave. Com mais de 1.000m2 por piso dispõe de segurança 24 horas, estacionamento em cave, piso técnico e sistema central de ar condicionado.

Este edifício, que ganhou o Prémio de Melhor Empreendimento de Escritórios em 2002, usufrui de uma vasta rede de serviços, transportes públicos (comboio, metropolitano, autocarros e táxis) e acessos aos principais eixos viários da cidade de Lisboa, para além de se situar a 10 minutos de distância do Aeroporto Internacional de Lisboa.

Segundo Paulo Henriques, Partner da B. Prime: “ Devido ao forte crescimento da Optimhome em Portugal, a empresa sentiu a necessidade de sediar o seu escritório num edifício com uma forte imagem corporativa, com flexibilidade de ocupação e que se situasse no seio do Parque das Nações devido à proximidade ao aeroporto e acessos viários com ligação ao resto do país. O Edifício Infante cumpria todos os requisitos pretendidos pela Optimhome aliando os mesmos, a condições comerciais fortemente competitivas.”o, a primeira no Sul da Europa, a Optimhome propõe uma oferta alargada geograficamente, respondendo aos novos desafios do imobiliário.

O Conceito. Numerosos profissionais do imobiliário « tradicional » sofrem cada vez mais financeiramente e a conjuntura económica instável desde há uns anos para cá fragilisou ainda mais a situação. Tendo que assumir os encargos fixos inerentes à estrutura da agência, não podem fazer face à realidade do mercado.

Já não é graças à montra da agência imobiliária tradicional que encontramos clientes mas sim graças à quantidade e à qualidade dos imóveis por um lado, ao profissionalismo, às qualidades comerciais do intermediário por um lado e por uma comunicação e uma publicidade massivade (TV, imprensa, Internet...).
A Optimhome ao criar a 1a rede imobiliária ao domicilío responde perfeitamente às expectativas dos clientes e dos comerciais com uma rede imobiliária sem loja mas composta de várias centenas de agentes que trabalham a partir de casa em todo o país.
Histórico. Partimos da constatação seguinte : Um verdadeiro profissional do imobiliário não está quase nunca na agência. Mas principalmente porque as montras das agências demasiados numerosas já não atraiem os clientes em parte por causa das dificuldades de circulação e de estacionamento que não param de crescer, e mais grave, o serviço esperado já não é oferecido.

Os compradores preferem seleccionar na internet ou na imprensa, os imóveis suceptiveis de os interessar, para ir depois visitá-los, e os vendedores já não vêem a diferença entre as agências clássicas.

O investimento inicial importante, as rendas, os encargos, os impostos e a manutenção inviabilisa as agências com acesso à rua, ao detrimento da comunicação para os clientes, e repercutam na sua taxa de comissão que será economicamente elevada assim como uma remuneração baixa dos seus colaboradores comerciais. Sofre também de uma má imagem, acentuada por uma renovação importante dos comerciais inexperientes.

Hoje, com cerca de 1300 agentes independentes, a Optimhome passou a ser um modelo económico único no sector. Um dos pontos fortes no conceito de agência imobiliária nacional única regrupando um numero importante de comerciais e colocando à disposição dos mesmos numerosas ferramentas de comunicação assim como uma logística económica poderosa e inédita.

O mercado imobiliário mudou consideralvelmente desde há 5 anos e estamos mais do que nunca posicionados para aproveitar esta mudança. Criada em tempo de crise, a Optimhome passou a ser rentável rapidamente e conhece um crescimento exponencial num mercado saturado e em plena crise imobiliária, a Optimhome passou a ser a 1ª rede mobiliária ao domicílio.

Uma rede independente com marca. Cada agente comercial propõe tantos imóveis para venda como os comerciais das redes imobiliárias com loj,a estando a exercer a partir de casa.

A Optimhome permite aos agentes independentes de ter uma maior flexibilidade na sua relação com os particulares assim como uma remuneração superior ao mercado.

O estatuto de independente permite beneficiar de uma total liberdade de organização. Os agentes comerciais colaboram regularmente com os seus colegas por meio de um ficheiro comum e reuniões frequentes (seminários, reuniões telefónicas, formações...)

A rede oferece aos agentes independentes uma visibilidade nacional mantendo sempre uma proximidade local.

Previsão. A experiência dos anos passados permitiu-nos colocar em funcionamento ferramentas e métodos de trabalho eficazes, nomeadamente a nossa plataforma informática nacional e internacional e programas de formação profissional. A rede optimhome é um conceito muito adaptado à realidade económica actual.
Portugal oferece um forte potencial de desenvolvimento. A Optimhome é um modelo que já fez as suas provas em França, mas que ainda não está estabelecido em Portugal, oferecendo assim boas oportunidades de desenvolvimento.

A implantação em Portugal vai apoiar-se nos métodos de trabalho testados e fortes experiências que fizeram da Optimhome a primeira rede imobiliária ao domicilío

Fonte: Optimhome