segunda-feira, 28 de julho de 2014

Seminário 'Regime Extraordinário para a Reabilitação Urbana'

No próximo dia 29 de julho, realiza-se o Seminário sobre o Regime Excecional para a Reabilitação Urbana, organizado em conjunto pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU, I.P.), pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) e pelo Instituto Nacional da Construção e do Imobiliário (InCI, I.P.), e contará com a presença do Secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações e do Secretário de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza.

Este seminário tem como objetivo explicar o regime excecional aprovado pelo Decreto-Lei n.º 53/2014, de 8 de abril, que dispensa as obras de reabilitação urbana do cumprimento de determinadas normas técnicas aplicáveis à construção, pelo facto de essas normas estarem orientadas para a construção nova e não para a reabilitação de edifícios.

Será igualmente apresentado o Guia Prático sobre o Regime Excecional para a Reabilitação Urbana, que, através de um conjunto de esquemas e ilustrações, pretende apresentar exemplos práticos de soluções técnicas de intervenção que passam a ser permitidas ao abrigo do RERU, bem como recomendações e soluções técnicas que poderão ser úteis para os diferentes agentes do setor.

Após a abertura do seminário pelos Secretários de Estado, terão lugar as intervenções do presidente da Comissão Redatora, Prof. Rogério Gomes, do presidente do IHRU, Arqt.º Vitor Reis, e do presidente do LNEC, Eng.º Carlos Pina, sendo depois aberta a sessão de debate.

O seminário terá lugar pelas 15h00, no auditório do Centro de Congressos do LNEC, na Avenida do Brasil, em Lisboa


Fonte: Portal da Habitação