sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Lisboa "Open House" 2014

Nos próximos dias 11 e 12 de outubro, tem lugar a iniciativa Lisboa Open House, que pretende mostrar arquitetura de excelência ao público em geral, suscitando e estimulando o interesse no património edificado, proporcionando a visita gratuita a 27 novos locais num total de 70 espaços, situados no Parque das Nações a Algés, da beira Tejo às Avenidas Novas, da Mouraria a Benfica.

Acolhida por cidades como Londres, Nova Iorque ou Buenos Aires, esta iniciativa foi criada em 1992, por Victoria Thornton, com o objectivo de dar a conhecer espaços de valor arquitetónico e cultural de referência a um público alargado. O Open House Worldwide conta com um crescente número de cidades por todo o Mundo, sempre com o mesmo objetivo: abrir portas durante um fim-de-semana que se repete anualmente.

Na sua terceira edição em Lisboa, esta iniciativa constitui uma oportunidade única de visita e descoberta de espaços que demonstram o papel decisivo da arquitetura na vida dos cidadãos e exemplificam o valor do património edificado. 

Um evento para o grande público que permite dar a conhecer a nossa História através de visitas comentadas por uma equipa de voluntários ou pelos próprios autores. De palácios a casas privadas ou de escolas a igrejas, neste fim-de-semana descobrem-se espaços que durante dois dias se tornam acessíveis a todos.

Esta iniciativa é organizada pela Trienal de Arquitectura de Lisboa, organização sem fins lucrativos cuja missão é investigar, dinamizar e promover o pensamento e a prática em arquitetura, realizando a cada três anos um grande fórum de debate, reflexão e divulgação que cruza fronteiras disciplinares e geográficas.


Lisboa Open House 2014

Fonte: Portal da Habitação