quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Semana da Reabilitação Urbana de regresso ao Porto em novembro

A Semana da Reabilitação Urbana vai regressar à cidade do Porto, que acolhe, pela segunda vez, este evento multidimensional dedicado à reabilitação urbana.

De 24 a 30 de novembro, terá lugar a II Semana da Reabilitação Urbana Porto, que durante sete dias leva ao Ateneu Comercial do Porto, um conjunto de conferências, exposições e workshops, além de uma mostra de soluções e iniciativas relacionadas com a reabilitação urbana, onde empresas e outras entidades poderão mostrar a sua ação e promover contactos mais diretos com o público em geral e com outros profissionais.

O evento dirige-se aos profissionais e académicos que integram a reabilitação urbana na sua atividade diária, entidades públicas e associações do setor.

No entanto, também as famílias, crianças e turistas são segmentos públicos deste "movimento", que pretende, por um lado, promover o contacto e o debate entre os profissionais sobre as melhores práticas na reabilitação urbana, mas também afirmar-se como uma ação de sensibilização da população em geral.

Arturo Malingre, diretor da Semana da Reabilitação Urbana, sublinha que, “de regresso à cidade portuguesa onde mais cedo foi visível o efeito de contágio da reabilitação urbana, pretendemos que esta nova Semana da Reabilitação Urbana reúna todos os protagonistas da reabilitação urbana num evento inclusivo. É uma Semana para todos os públicos, mostrando que a reabilitação é para todos”.

Nesta nova edição, a organização aposta numa agenda tematizada diariamente com o envolvimento de um comissário para cada tema, pretendendo, desta forma, reforçar também o espírito das parcerias que têm marcado e dinamizado os eventos das anteriores Semanas da Reabilitação Urbana.

O dia 24 é dedicado ao mercado imobiliário e ao espaço que a reabilitação urbana aí ocupa, numa agenda diversificada dinamizada por Reis Campos, presidente da Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas.

Os dias 25 e 26 apostam na componente mais técnica da reabilitação e serão Vasco Peixoto de Freitas, conceituado académico nesta área, e o arquiteto José Gigante a assumir o Comissariado destes dois dias, em que estarão envolvidas as ordens profissionais da Arquitetura e da Engenharia, bem como Faculdades de ambas as áreas de conhecimento.

No dia 27, abre-se o debate e o foco às Políticas Públicas na área da reabilitação urbana, cabendo à Porto Vivo, SRU a dinamização conjunta da agenda do dia, sendo Comissário Álvaro Santos, Presidente desta entidade, que assinalará durante o evento o seu 10º aniversário.

Francisco Rocha Antunes, com uma elevada experiência em reabilitação urbana no âmbito da sua atividade empresarial, será o Comissário do dia 28, dedicado às tendências emergentes e à atração de investimento para a reabilitação urbana.

No dia 29, as luzes estão viradas para as crianças, com uma nova iniciativa do Arquibrinca, que pretende colocar as crianças em contacto com o mundo da arquitetura.

Organizada pela parceria Promevi/Vida Imobiliária, a Semana da Reabilitação Urbana Porto 2014 conta com os apoios da Porto Vivo, SRU e da Câmara Municipal do Porto, tendo já confirmados os patrocínios de entidades como a Caixa Geral de Depósitos, Schmitt+Sohn, Sonae Indústria, Lucios , Weber e Modular System.

Fonte: VI