terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Concursos de obras públicas registam quebra acumulada de 7%

Em Novembro, foram promovidos concursos de obras públicas num total de 174 milhões de euros, valor que é 2,2 vezes superior ao observado no mês passado.

No entanto, apesar desta recuperação na abertura de novos concursos, desde o início do ano, verifica-se uma quebra homóloga de 7% nas promoções, tendo sido lançados 1.717 concursos, num total de 1.485 milhões de euros.


Contratos Celebrados. Os Ajustes Diretos de empreitadas de obras públicas celebrados e reportados no Observatório das Obras Públicas, até ao final de novembro, registam uma quebra de 15%, face ao período homólogo do ano anterior, totalizando 360 milhões de euros.

No que diz respeito aos contratos celebrados ao abrigo de concursos públicos, verifica-se um forte abrandamento nos volumes reportados no Observatório das Obras Públicas, com o mês de novembro a registar um total de cerca de 32 milhões de euros de contratos celebrados, o que representa pouco mais de um terço do verificado no mês anterior.

Em termos acumulados, desde o início do ano, foram celebrados 1,02 mil milhões de euros em contratos resultantes de concursos de obras públicas, o que traduz uma variação homóloga positiva de 14%.

Este ano, e em termos globais e acumulados, o volume total de contratos celebrados e reportados no Observatório das Obras Públicas, até final de novembro, foi de 1,42 mil milhões de euros, representando uma variação de apenas 0,1%, face ao período homólogo de 2013, anulando o crescimento que se verificava nos últimos 4 meses.

Continuar a ler...

Fonte: Aiccopn