segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Casas usadas impulsionam ligeira subida de preços da habitação no Algarve

De acordo com os últimos dados disponíveis do Índice Confidencial Imobiliário (ICi), o preço das casas na região do Algarve subiu 0,2% em outubro face ao mês anterior. Também em termos homólogos (i.e, na comparação de outubro de 2014 com o mesmo mês do ano anterior), a variação foi positiva, observando-se um aumento de 1,4% nos preços da habitação.

O segmento de casas usadas foi o principal responsável pela performance mensal, registando em outubro um aumento de 1,3% nos preços das casas face ao mês anterior, já que nas casas novas se verificou uma descida mensal dos preços de 1,2% em outubro. Porém, face ao mesmo período de 2013, os preços das habitações novas apresentaram, em outubro de 2014, um acréscimo de 0,2%.

No caso dos fogos usados, a taxa de variação homóloga foi bastantes mais expressiva, fixando-se em 2,3% em outubro, o que apresentou mesmo uma melhoria considerável face à variação homóloga de 1,1% observada em setembro.

Em termos nacionais (Portugal Continental), o preço das casas desceu 0,6% em outubro face ao mês anterior, interrompendo as valorizações mensais registadas nos dois meses anteriores. Também a taxa de variação homóloga regressou em outubro a terreno negativo, com o preço da habitação a recuar 0,9% face ao mesmo mês de 2013. Em setembro, esta variavelam ICi relativos ao Algarve ção tinha sido nula.

Fonte: Ci