terça-feira, 31 de março de 2015

Agenda da II Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa

Conheça a agenda da II Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa, uma semana que promete levar o debate sobre o tema a toda a população, promovendo a regeneração das cidades portuguesas.

Lisboa vai acolher mais uma edição do evento, entre 13 a 19 de abril, desta vez na Sociedade de Geografia de Lisboa. O espaço será palco de várias conferências temáticas.

No dia 14 seguem estas jornadas sobre os “Contextos da Reabilitação Urbana - Visão dos Promotores, Projetistas e Empreiteiros – Casos práticos”, pelas 10h, organizadas pela ATIC, pela Cimpor e pela Secil. À tarde, a discussão segue centrada no "Arrendamento como Base de uma Sociedade mais Dinâmica", numa conferência organizada pela ALP.

Dia 15 de abril, pelas 9h30, tem início a conferência “Reabilitação e Conservação do Espaço Construído”, organizada pelo LNEC. Já à tarde, a temática centra-se nos “Solos, Reabilitação e Periferias”, numa segunda sessão de debate e apresentações organizada pela Ci, pela Ordem dos Arquitetos e pela Ordem dos Engenheiros, que conta com a presença do secretário de Estado do Ordenamento do Território e Conservação da Natureza, Miguel Castro Neto, e se centrará na nova política dos solos. No final do dia, tem ainda lugar um workshop organizado pela Weber sobre “Soluções para a Renovação”, pelas 18h30.

Dia 15 ficará também marcado pela gala de entrega do Prémio de Reabilitação Urbana, que vai acontecer no Palácio de Queluz, onde serão conhecidos os vencedores em cada categoria.

Na 5ª feira, o debate da manhã centra-se no “Empreendedorismo e comércio, motores da reabilitação de Lisboa”, uma conferência organizada pela Cushman & Wakefield, que se prolonga até à hora de almoço. Pelas 15h tem início a conferência “Os investidores, protagonistas na reabilitação urbana”, que dará ênfase à temática do investimento imobiliário, com organização da APPII e da APFIPP. Este dia conta também ele com uma tertúlia, pelas 18h, organizada pela APPII e pela APRUPP, sobre “Fachadismo e Património”.

A manhã de sexta-feira será dedicada à temática do turismo, com a conferência “O cluster do turismo e a reabilitação urbana”, organizada pela CBRE e pela Neoturis, centrada no caso de Lisboa. À tarde, o debate foca-se no tema “Lisboa e o desafio de sustentabilidade na reabilitação urbana”, uma conferência organizada pela VI e pela CML, que conta com a presença de António Costa na abertura, entre outros.

Dia 19 de abril será dedicado aos mais pequenos, com o Archikidz, que pelas 15h convida todos os mais novos a serem arquitetos por um dia. O evento é gratuito, sujeito a inscrição. Está, no entanto, a decorrer uma campanha de crowdfunding para financiamento deste workshop.

Apesar de o centro do evento ser na Sociedade de Geografia, também o LNEC vai acolher workshops nos dias 16 e 17 de abril, sobre “Reabilitação e Conservação do Espaço Construído”. E a reabilitação vai espalhar se também pela cidade, com os passeios LisNova LisVelha, de 14 a 19 de abril, ou com os passeios de barco Reabilitação by Boat, de 17 a 18 de abril.

 
Fonte: VI