terça-feira, 14 de abril de 2015

Semana da Reabilitação Urbana arranca com Jornadas ATIC

Começou esta 2ª feira a II Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa, um evento organizado pela parceria Vida Imobiliária e Promevi, que traz novamente o debate sobre a reabilitação à capital até dia 19. O primeiro dia ficou marcado pelo início das Jornadas ATIC.

A sessão de abertura do evento contou com a presença do secretário de Estado do Ordenamento do Território e Conservação da Natureza, Miguel Castro Neto, que fez questão de estar presente nesta que é «a semana por excelência dedicada à reabilitação urbana e a todos os seus aspetos conexos», já que o governo «acredita que o desenvolvimento de Portugal assenta no desenvolvimento sustentável».

O responsável salientou a importância de vários instrumentos já disponíveis, como o Portugal 2020 ou o RJUE e os novos PDM’s, num contexto em que «temos de reconhecer o papel das grandes cidades enquanto grandes centros de desenvolvimento. Devem beneficiar os territórios circundantes. Devem assumir-se como motores dinâmicos da economia», destacando ainda a «eficiência do uso dos recursos naturais, recuperação das áreas degradadas, das zonas industriais» para uma maior «revitalização económica, social e cultural, reforçando a coesão do território».