segunda-feira, 18 de maio de 2015

Candidaturas ao Prémio IHRU 2015 decorrem até 31 de julho

Dentro de um conjunto de variados objetivos estratégicos das políticas nacionais e europeias para o crescimento económico, intrinsecamente relacionado com o modelo de desenvolvimento das cidades e a prática de reabilitação de todo o património construído, o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, IP, lança mais uma edição do Prémio IHRU no dia 15 de maio de 2015.

Considerando prioritário este crescimento económico em parâmetros multissetoriais e que nele congrega a reabilitação urbana de forma integrada e sustentada, de natureza pública ou privada, desde o instrumento de gestão da macroestrutura das cidades à adequação e valorização do património construído, o IHRU premeia as ações de reabilitação urbana exemplares e distingue os resultados reveladores do domínio técnico que conduz ao exercício de boas práticas, dentro de quatro variantes:
1. Reabilitação de edifício
2. Reabilitação de conjunto urbano
3. Reabilitação ou requalificação de espaço público
4. Área de reabilitação urbana (ARU)

Comunica-se a todos os interessados a abertura de procedimentos para a apresentação de candidaturas no período entre as 9:00 horas do dia 15 de maio até as 16:00 horas do dia 31 de julho.

São elegíveis para constituir candidatura as ações de intervenção que se enquadrem numa das variantes do prémio, concluídas durante o ano de 2014 (artigo 9.º do Regulamento do concurso).

Os interessados devem formalizar as suas candidaturas (até às 16:00 do dia 31 de julho) mediante o preenchimento e submissão da ficha de candidatura por via eletrónica e a apresentação dos elementos necessários à instrução da mesma (artigo 10.º do Regulamento do concurso) no edifício sede do IHRU em Lisboa, na Av. Columbano Bordalo Pinheiro, n.º 5, ou na Delegação no Porto, na R. D. Manuel II, n.º 296, 6.º, acompanhados de uma cópia impressa da referida ficha de candidatura para identificação.