quinta-feira, 11 de junho de 2015

Preço das casas continua rota de crescimento em 2015

O preço das casas em Portugal (Continental) tem mantido a rota de crescimento em 2015, revela a Confidencial Imobiliário (Ci) no seu Índice de Preços Residenciais Ci referente a fevereiro. Neste mês, os preços da habitação cresceram 2,4% relativamente a fevereiro do ano passado, de acordo com este Índice apurado a partir da informação sobre vendas proveniente do SIR – Sistema de Informação Residencial.

Embora traduza uma desaceleração do crescimento homólogo de 3,3% apurado em janeiro, o comportamento do Índice de Preços Residenciais da Ci em fevereiro cifrou-se num dos valores mais elevados por este indicador nos últimos 17 meses em Portugal Continental.

Numa análise regional, a Ci destaca ainda o comportamento positivo do mercado do Grande Porto, que encerrou o ano de 2014 com uma variação homóloga de 0,7% do Índice de Preços Residenciais. Este resultado veio confirmar a continuação da tendência de evolução positiva iniciada neste mercado no 3º trimestre de 2013. Ainda assim, sublinha a Ci, importa referir que as valorizações homólogas evidenciam uma tendência de decréscimo, o que aponta para um movimento de estabilização dos preços das casas no Grande Porto.

Na Grande Lisboa, o índice de Preços seguiu também uma tendência crescente ao longo de 2014, apresentando recuperações trimestrais entre 0,9% e 3,4% até ao 3º trimestre, tendo estabilizado no 4º trimestre face ao trimestre anterior.

Fonte: Ci