segunda-feira, 20 de julho de 2015

APPII e IHRU organizam Sessão de Apresentação do 'Programa Reabilitar para Arrendar – Habitação Acessível'

A Associação Portuguesa de Promotores e Investidores Imobiliários - APPII promoveu a apresentação do Programa “Reabilitar para Arrendar – Habitação Acessível”, que decorreu quarta feira, no Hotel Real Palácio, em Lisboa, e que contou com a presença do Presidente do Conselho Directivo do IHRU, Arq. Vítor Reis e do Secretário de Estado do Ordenamento do Território e Conservação da Natureza, Prof. Miguel de Castro Neto. A abrir a sessão esteve o Presidente da Direcção da APPII, Dr. Henrique Polignac de Barros.

No evento, o Presidente da Direcção da APPII salientou a importância actual do paradigma triangular do sector imobiliário, i.e. 
(i) recuperação dos centros das cidades, 
(ii) reabilitação urbana e 
(iii) arrendamento.

Para a concretização do referido paradgima foi realçado o papel fundamental do Estado, de indutor do envolvimento dos privados.


A sessão visou a apresentação aos Associados da APPII dos termos e condições do Pograma “Reabilitar para Arrendar – Habitação Acessível”. Vão ser disponibilizados 50 milhões de euros (25 milhões de euros financiados pelo Banco Europeu de Investimento, 15 milhões de euros pelo Banco do Desenvolvimento do Conselho da Europa e dez milhões de euros pelo IHRU), com o objectivo do financiamento de operações de reabilitação de edifícios com 30 ou mais anos”, sendo que no caso destes edifícios se localizarem em áreas de reabilitação urbana podem também contemplar os pisos térreos que “poderão ser destinados a comércio ou serviços”.

Foi ainda assinado um Protocolo de Colaboração Institucional entre a APPII e o IHRU, que visa a união de esforços e capacidades entre as duas entidades, em prol de uma cooperação estratégica no sentido do desenvolvimento dos mercados da reabilitação urbana e do arrendamento das nossas cidades. Com este Protocolo abrese um franco e vivo canal de colaboração entre a APPII e o IHRU e permite-se aos Associados APPII o acesso privilegiado a toda a informação e candidaturas do Programa “Reabilitar para Arrendar – Habitação Acessivel”, junto do IHRU.
Fonte: APPII