segunda-feira, 13 de julho de 2015

IHRU assina protocolo com a Misericórdia do Porto

O Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), e a Misericórdia do Porto assinam hoje, no Porto, um protocolo no âmbito do programa Reabilitar para Arrendar - Habitação Acessível, destinado à reabilitação de 40 prédios, num valor de investimento de 10 milhões de euros.

Este programa, lançado pelo Governo no dia 9 de julho, tem como objetivo financiar a reabilitação de imóveis destinados a arrendamento, com uma dotação de 50 milhões de euros, que deverá ser investida nos próximos três anos.

O programa Reabilitar para Arrendar - Habitação Acessível, destina-se a todos os agentes do setor da habitação, quer públicos quer privados, que pretendam reabilitar edificado habitacional destinado ao arrendamento condicionado, com valores de rendas 20 a 30% abaixo das rendas praticadas no mercado livre.

O IHRU irá disponibilizar 50 milhões de euros, financiados pelo Banco Europeu de Investimento e do Banco de Desenvolvimento do Conselho da Europa, a edifícios com 30 ou mais anos de idade. No caso de edifícios localizados em áreas de reabilitação urbana, os pisos térreos poderão ser destinados a comércio ou serviços.

Fonte: IHRU