sexta-feira, 17 de julho de 2015

Universidade de Aveiro lança Licenciatura em Reabilitação do Património

É a primeira licenciatura portuguesa dedicada à Reabilitação do Património e vai ser lecionada, já a partir do próximo ano letivo, no Departamento de Engenharia Civil (DECivil) da Universidade de Aveiro (UA).

O curso, sob o nome, precisamente, de Reabilitação do Património, está acreditado pela A3ES e pretende colmatar uma lacuna de formação na área da reabilitação do património edificado, preparando profissionais para um setor do mercado em crescimento. E nesta área, trabalho em Portugal não falta. Os números de 2011 do Instituto Nacional de Estatística (INE) indicam que no país há quase 100 mil edifícios a precisarem de grandes reparações e cerca de 60 mil muito degradados.


O cenário do INE pressupõe uma necessidade urgente de aposta das empresas nacionais na requalificação do património edificado e também de formação especializada de técnicos para a área da reabilitação urbana, “sob o risco do país ver destruída a autenticidade do seu Património edificado”. A urgência na formação de técnicos especializados em reabilitação com capacidade de aplicarem diretivas internacionais de conservação de valores culturais é, por isso, uma das preocupações da nova formação.

Continuar a ler...

Fonte: Universidade de Aveiro