sexta-feira, 10 de julho de 2015

Valorização do mercado residencial abrandou no 1º trimestre

No primeiro trimestre de 2015 o mercado de compra e venda de habitação ficou marcado por um abrandamento no ritmo de valorização dos preços, cuja subida trimestral foi de 0,5% revela o Índice de Preços Residenciais da Confidencial Imobiliário, apurado com base em informação sobre vendas proveniente do SIR – Sistema de Informação Residencial.

Olhando para a evolução dos preços a 12 meses, no final do 1º trimestre de 2015 o Índice de Preços da Confidencial Imobiliário registava um crescimento de 1,8% face ao valor apurado no 1º trimestre de 2014. E, em março de 2015 este indicador estabilizou, registando uma variação residual de 0,2% face ao mês anterior, fevereiro.

Embora em terreno positivo e dando continuidade ao percurso de valorização dos últimos semestres, esta evolução de preços no mercado de compra e venda de habitação nos primeiros três meses de 2015 fez-se a um ritmo mais brando do que o havia sido registado no último trimestre do ano passado. Nesse período, o Índice de Preços da Confidencial Imobiliário registou um crescimento de 2,1% em termos trimestrais e de 2,3% em termos homólogos.

Fonte: Ci