quarta-feira, 5 de agosto de 2015

1º Congresso Reabilitação de edifícios e SCIE em Lisboa

O 1º Congresso de Reabilitação Urbana e SCIE vai decorrer em Lisboa, no mês de Novembro, tendo em conta a legislação de segurança contra incêndios (SCIE), concebida para ser aplicada a novas construções.

A legislação de segurança contra incêndios (SCIE) foi concebida tendo em mente a sua aplicação em construções novas, sendo de muito difícil aplicação em edifícios existentes sem desvirtuar a sua imagem arquitectónica.

Acresce que, havendo aumento de área ou verificando-se a alteração da sua utilização, e não sendo um edifício classificado, o regulamento tem de ser aplicado na íntegra, criando fortes constrangimentos ao projecto.



Tendo em conta que em Portugal a reabilitação do edificado é uma valor cultural inquestionável e representa também alguma redução de custos na modernização da área construída, tem vido a ter uma importância crescente no volume de obra total, incluindo em Portugal, urge promover o debate público do impacto da SCIE na intervenção em edifícios existentes.

Este congresso, com a duração de um dia, está aberto a contributos da comunidade técnica através da submissão de papers, que serão avaliados pela Comissão Científica para eventual apresentação.
Os papers deverão ser enviados até ao dia 18 de Setembro para. No email devem indicar: nome, nome de eventuais co-autores do paper, email, telefone e título da apresentação. Deverão anexar um paper resumido em formato PDF com o máximo de 500 palavras que pode ter imagens, podendo além disso enviar também um paper alargado.


Fonte: FAUP