segunda-feira, 3 de agosto de 2015

IHRU realiza obras no Bairro de Contumil no Porto

Os trabalhos de reabilitação recentemente executados pelo IHRU no Bairro de Contumil, no Porto, implicaram a reconstrução total de 14 habitações existentes em semi-caves, que tinham sido construídas há 30 anos de forma clandestina e que não tinham condições de habitabilidade.

Com um investimento total de 2.347.075€, o bairro, composto por 30 edifícios, passou a contar com 262 habitações, repartidas pelas seguintes tipologias: 25 T1 | 31 T2 | 122 T3 | 84 T4.

A intervenção, que representou um custo médio por fogo de 8.958,30€, consistiu nos seguintes trabalhos:
  1. Reabilitação da envolvente exterior e zonas comuns, tendo sido objeto de intervenção as coberturas, as fachadas exteriores onde se incluem os paramentos e os vãos exteriores;
  2. Adaptação dos fundos vazados dos blocos 5, 7 e 13 em 14 novas habitações, em que se procedeu à demolição total das construções indevidas existentes nos fundos vazados e execução das respetivas obra de adaptação a 14 habitações, bem como tratado o acesso às mesmas a partir da rede de percursos pedonais já existente no bairro.
Construído em 1975, o Bairro de Contumil, que nunca tinha sido alvo de grandes intervenções, vê assim melhoradas as condições de habitabilidade dos seus habitantes, como resultado de um forte investimento do IHRU.




Fonte: