quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Mais procura e oferta contida suportam a recuperação dos preços

O RICS/PHMS de Agosto de 2015 mostra um desequilíbrio decorrente do aumento das instruções de compra (procura) e da queda das novas indicações de venda (oferta).

Esse efeito suporta um aumento constante dos preços das casas. Do mesmo modo, no mercado de arrendamento, a sólida procura por parte dos arrendatários tem contribuído para um ligeiro aumento das rendas apesar de ainda se esperar uma tendência relativamente estável nos próximos meses.

Começando pelo mercado de compra e venda, a procura aumentou mais uma vez ao longo do mês de Agosto, com o ritmo de crescimento a aproximar-se ligeiramente do mês anterior. Ao mesmo tempo, as novas instruções de venda caíram moderadamente pela primeira vez desde dezembro 2014.

Apesar da forte procura, o volume de vendas registou um acréscimo muito marginal. Mesmo assim, no futuro, espera-se que as transações aumentem a um bom ritmo.

Com a procura a superar a oferta, os preços das casas continuaram a recuperar em todas em regiões. Mais, os últimos resultados sugerem que durante o mês de Agosto a taxa de crescimento dos preços da habitação acelerou em todos os mercados abrangidos pelo Housing Survey.