sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Preços da habitação continuam a crescer mas a um ritmo mais lento

Embora continue em rota ascendente, o ritmo de valorização dos preços da habitação em Portugal Continental abrandou em abril, apurou a Confidencial Imobiliário (Ci) com base no seu Índice de Preços Residenciais Ci.

No mês em análise, os preços da habitação cresceram 1% face a abril de 2014, um resultado que, embora positivo, traduz uma desaceleração (em 0,8 pontos percentuais) em relação à variação homóloga de 1,8% que foi registada em março de 2015.

Na passagem de março para abril, os preços da habitação em Portugal registaram uma descida mensal de 1,4%, revela o Índice de Preços Residenciais Ci, apurado a partir da informação de vendas proveniente do SIR – Sistema de Informação Residencial.

O resultado vem confirmar a tendência observada pela Ci desde o início do ano, com este indicador a evidenciar um comportamento irregular, alternando entre subidas e descidas de mês para mês.

Numa análise regional à performance do mercado de Lisboa no 1º trimestre, a nota é para a estabilização do Índice de Preços Residenciais Ci, dando continuidade à tendência iniciada no trimestre anterior. No entanto, na comparação com o trimestre homólogo de 2014, no 1º trimestre deste ano os preços da habitação em Lisboa valorizaram 3,6%, mantendo-se em terreno positivo à semelhança daquela que é a tendência a nível nacional.

Fonte: Ci