segunda-feira, 19 de outubro de 2015

BMM desenvolve novo método de construção de edifícios

Com o objetivo de desenvolver um modelo de construção para habitação, acessível e de elevada qualidade, a MSB Arquitectos fundam a BMM – Bloco Multimodular, junto dos seus parceiros da BETAR – Estudos e Projectos de Estabilidade, IST – Instituto Superior Técnico e do LREC- Laboratório Regional de Engenharia Civil.

O processo construtivo BMM constitui uma alternativa à construção tradicional, não só pela redução de custos, mas principalmente pela facilidade de implementação e construção em qualquer lugar, usando materiais e componentes locais, sem recurso a maquinaria pesada e sistemas de produção centralizados, já que os materiais podem ser produzidos localmente, trazendo vantagens para os consórcios, construtores e economia local.

Este processo apresenta 4 grandes vantagens no processo de construção:
  • Prazos de Execução/Construção
  • Logística: A simplicidade no transporte, à qual acresce a possibilidade de fabricação dos materiais no local/região, facilitam e reduzem as grandes despesas em deslocações, carga/ descarga e armazenamento. Dependendo do tipo de habitação, uma casa pode ser transportada num único contentor ou no limite num pequeno camião. Para além disso, essa mesma carga pode ficar armazenada num contentor sem necessidade de construção de um estaleiro para o efeito.
  • Redução nos custos de Construção: Sem recurso a maquinaria pesada e de mão de obra especializada, esta solução modular consegue reduzir em cerca de 30% os custos totais comparativamente à construção tradicional.
  • Flexibilidade e Facilidade de Construção: O interessado tem flexibilidade na hora de escolher que tipo de capacidade e dimensão pretende para o seu imóvel, sem ficar restrito a alterações ou ampliações futuras, sejam elas em altura e/ou área.

Segundo Miguel Malaguerra, um dos arquitetos responsáveis pelo projeto, o facto de os módulos serem constituídos por materiais muito leves e de dimensões relativamente reduzidas, permite uma conceção fácil e rápida, sendo pensados e estruturados para se puderem aglutinar, adicionar e aumentar em termos de tipo e características do espaço, podendo evoluir para outros fins.


Fonte: Portal Habitação