quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Helena Roseta no Porto para falar sobre política e reabilitação urbana

A arquitecta, ex-presidente da Ordem dos Arquitectos e deputada Helena Roseta estará amanhã, no Porto, para falar sobre o impacto das políticas públicas na reabilitação urbana, numa sessão promovida pela Ordem dos Arquitectos – Secção Regional do Norte, a Ordem dos Engenheiros Região Norte e a Confidencial Imobiliário.

A iniciativa, integrada na III Semana da Reabilitação Urbana, realiza-se esta quinta-feira, às 15h, no Ateneu Comercial do Porto, e conta também com a presença do Secretário de Estado do Ordenamento do Território e Conservação da Natureza, Miguel de Castro Neto.

Nos últimos anos têm sido realizadas diversas alterações legislativas com impacto no território, no ordenamento, no arrendamento e nos processos de reabilitação urbana. Neste contexto, a sessão terá como objetivo responder a várias questões, nomeadamente “que balanço se pode fazer (das alterações legislativas)? Em que medida as políticas públicas se têm ajustado aos objectivos traçados e até que ponto nos estamos a aproximar das metas desejadas?”, explica a presidente da OASRN, Cláudia Costa Santos.

Paralelamente serão abordados os principais factores que têm marcado o sucesso das cidades e a revitalização do espaço público, o papel dos agentes culturais, a cultura e o envolvimento da sociedade como meio indutor da reabilitação e factor essencial para compreender os sucessos alcançados e de que forma os exemplos de sucesso podem ser transpostos das cidades centrais para as restantes regiões.

Na iniciativa estarão ainda presentes o vice-presidente da CCDRN, Carlos Neves, o director Regional de Cultura do Norte, António Ponte, a presidente da OASRN, Cláudia Costa Santos, o presidente da OERN, Fernando de Almeida Santos, o director da Confidencial Imobiliário, Ricardo Guimarães, o engenheiro civil, professor e político, Valente de Oliveira e o presidente da AICCOPN, Manuel Joaquim Reis Campos.

Esta sessão sobre «O Impacto das políticas públicas – A cultura e a economia», integra-se na III Semana de Reabilitação Urbana, que decorre de 26 a 31 de Outubro, e é co-organizada pela Vida Imobiliária e a Promevi. O objectivo é estimular o debate sobre a reabilitação urbana, num contexto profissional e académico, motivando a reflexão da sociedade civil.

Mais Informação

Fonte: OASRN