quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Mais de uma centena de oradores vão enriquecer agenda da Semana da Reabilitação Urbana no Porto

Foi hoje divulgada a agenda da Semana da Reabilitação Urbana Porto 2015, evento que está de regresso à Invicta de 26 a 31 de outubro e tem como palco principal o Ateneu Comercial do Porto.

Durante sete dias, mais de uma centena de intervenientes integrarão as conferências e workshops alinhados no programa do evento, além de uma oficina de arquitetura para as crianças e uma exposição com os projetos do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2015.

As iniciativas integradas na agenda da Semana da Reabilitação Urbana Porto 2015 foram desenhadas pela Vida Imobiliária em parceria com diversas entidades, entre as quais organismos académicos, como a Faculdade de Engenharia do Porto -FEUP e o IPP; as Ordens profissionais de Arquitetos, Engenheiros e Engenheiros Técnicos; a Câmara Municipal do Porto e a Porto Vivo, SRU, e ainda diversas associações do setor e empresas.

A sessão de abertura da Semana da Reabilitação Urbana Porto 2015 terá lugar na tarde de 26 de outubro, pelas 15h00, contando com a presença do presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira; com o presidente da Porto Vivo, SRU, Álvaro Santos; e com o presidente da AICCOPN, Reis Campos, estando ainda dirigido convite a membro do Governo que resultará das eleições deste fim-de-semana.

O ciclo de conferências, que constitui o evento central da Semana da Reabilitação Urbana, inicia-se de seguida, com enfoque na reabilitação urbana no Porto, tema que dará, aliás, o mote a diversas outras conferências, embora sempre com pontos de partida distintos. Também as políticas públicas, incluindo medidas legislativas, serão um dos temas mais debatidos nestas conferências, que trazem ainda à discussão áreas como o financiamento, o investimento e a já tradicional e muito assistida conferência sobre as soluções técnicas inovadoras para a reabilitação urbana.

As sessões das conferência realizar-se-ão ao ritmo de duas por dia, num total de nove, sendo os finais de dia (úteis) animados por apresentações promovidas por empresas e entidades que apoiam a semana, como são os casos da Secil, da Weber Saint-Gobain, da Barbot ou de NCREP.

Um dos momentos altos neste alinhamento é a sessão do final do primeiro dia, 26 de outubro, que contempla a apresentação da quarta edição do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana, a ter lugar pelas 18h00 e com a realização de uma mesa de debate com premiados de edições anteriores.

No sábado, 31 de outubro, haverá um workshop de arquitetura para os mais pequenos, durante o qual será construída uma maquete crítica do Morro da Sé. O evento é organizado pela Vida Imobiliária e pela Arkiplay, que estão neste momento a realizar um campanha de crowdfunding para reunir fundos para o workshop.

Denominado “Pequenos Arquitetos”, dirige-se a crianças de 3 a 12 anos e pretende realizar duas oficinas, ambas durante a manhã e com uma capacidade de 49 crianças cada.

Porto. A Semana da Reabilitação Urbana realiza-se pela terceira vez no Porto e afirma-se como uma semana múltipla de eventos que se pretende multiplicadora do impacto da reabilitação urbana. O evento tem como missão impulsionar a discussão sobre a reabilitação urbana e destacar o impacto social deste movimento.

Organizada pela Vida Imobiliária e pela Promevi, a Semana da Reabilitação Porto 2015 conta com o apoio das principais forças da cidade, nomeadamente a Câmara Municipal do Porto e a Porto Vivo, SRU, que se associam em pleno a este evento.

Fonte: VI