segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Semana da Reabilitação Urbana arranca hoje no Porto

O Porto recebe a partir de hoje o maior evento de reabilitação urbana do país. A Semana da Reabilitação Urbana está de volta à cidade Invicta de entre 26 a 31 de outubro, tendo como palco o Ateneu Comercial do Porto e contando com o apoio das principais forças da cidade.

Este evento é organizado pela Vida Imobiliária e pela Promevi e que se realiza pelo terceiro ano consecutivo nesta cidade. Uma semana múltipla de eventos e que se pretende multiplicadora do impacto da reabilitação urbana, a iniciativa prevê a realização de um ciclo de conferências, num total de 9 sessões, além de diversas outras ações paralelas incluindo workshops, exposições, ateliers para crianças ou passeios.


O evento tem como objetivo impulsionar a discussão sobre a reabilitação urbana e destacar o impacto social deste movimento, atraindo profissionais e público em geral, incluindo residentes e turistas da cidade.

A sessão de abertura da Semana da Reabilitação Urbana Porto 2015 tem lugar pelas 15h00 de hoje contando com a presença de Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto; com Vítor Reis, presidente do IHRU; com Reis Campos, presidente da AICCOPN; com Abel Mascarenhas, presidente da Comissão Executiva do IFRRU 2020; e com Álvaro Santos, presidente da Porto Vivo, SRU.

O ciclo de conferências, que constitui o evento central da Semana da Reabilitação Urbana, inicia-se de seguida, com o tema “O Porto e um novo ciclo na Reabilitação Urbana”, com esta primeira sessão a ser fechada pelo presidente do INCI, Fernando Silva. O dia termina com a apresentação da edição de 2016 do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana, que terá lugar pelas 18h00.

Até sábado, decorrerão mais oito conferências, além de diversos workshops e exposições, envolvendo mais de uma centena de intervenientes, num programa co-elaborado pela organização e por um vasto leque de entidades, incluindo organismos académicos, como a Faculdade de Engenharia do Porto -FEUP e o IPP; as Ordens profissionais de Arquitetos, Engenheiros e Engenheiros Técnicos; a Câmara Municipal do Porto e a Porto Vivo, SRU, e ainda diversas associações do setor e empresas. No programa, destaque ainda para a oficina de arquitetura para as crianças “Pequenos Arquitetos: Constrói um novo Morro da Sé”, que terá lugar no dia 31 de outubro durante a manhã, e uma exposição com os projetos do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2015.

Arturo Malingre, Diretor da Semana da Reabilitação Urbana, está confiante de que a Semana da Reabilitação Urbana irá “manter a sua atratividade quer junto dos profissionais quer junto do público em geral e devemos mesmo superar as 2.000 pessoas registadas no ano passado. Este ano, o tema está ainda mais em agenda, com os novos instrumentos de financiamento já no terreno e um novo ciclo que se abre para a reabilitação urbana na cidade do Porto”.

Ver Pograma

Fonte: VI