terça-feira, 3 de novembro de 2015

Antecipar as tendências - o segredo do imobiliário

Um dos segredos para conseguir um bom investimento imobiliário está na antecipação das ten-dências. Quem apostou em imóveis nas principais centralidades do Porto, nomeadamente no cen-tro histórico sabe hoje que foi uma boa aposta pois este mercado está em crescimento e tem uma procura elevadíssima no segmento do turismo residencial.

Investidores nacionais que abrandaram investimentos neste mercado quando a crise financeira de 2008 começou a chegar a Portugal estão agora de volta, ombreando com uma procura estrangei-ra, de fora e de dentro da Europa. As tradicionais francesinhas da apetecida gastronomia portuense fazem furor entre portugueses, franceses e outros cidadãos que redescobrem o Porto.

A cidade do Porto é hoje um dos destinos europeus mais procurados e isto reflecte-se na procura imobiliária nas zonas mais centrais, tendo em visto a Reabilitação Urbana de muitos imóveis cen-tenários que estão a ganhar nova vida como residências para turistas ou hotéis das mais variadas tipologias, dos cinco estrelas de luxo ao low cost procurado pela juventude que viaja.

Desde o inicio de 2014 que a média mensal de licenças para obras de reabilitação urbana tem vindo a subir no centro do Porto. Grande parte das quais para obras que visam uma rentabilidade esperada pela via do boom turístico que se verifica na cidade, registando-se também procura por parte de quem quer voltar a viver no centro.

Os preços praticados no imobiliário do centro da cidade do Porto, mesmo considerando a subida recente que se verificou neste mercado, continuam a ser, em média, cinco e seis vezes mais bai-xos do que os preços de imóveis semelhantes, na tipologia e na localização, que se vendem nou-tras capitais da União Europeia.

Isto sem esquecer a oferta extra de Portugal que consiste numa amenidade política, social e cli-matérica e numa qualidade construtiva reconhecida e comprovada. Só contabilizando a procura francesa, registaram-se em 2014 , transacções de 3.680 casas em Portugal, a um ritmo médio de 70 por semana.

Alavancado pelo favorável regime fiscal oferecido aos residentes não habituais, o Porto beneficia ainda de excelentes e regulares ligações aéreas para muitas cidades da Europa e do Mundo, através de uma dos aeroportos médios mais premiados internacional - o moderno Aeroporto Francisco Sá Carneiro.

O exemplo do Porto, cuja dinamização do mercado imobiliário é visível, mostra como a antecipa-ção das tendências é um dos segredos para o sucesso nestes investimentos. O Porto está agora no centro das atenções, sucedendo em parte a Lisboa onde a oferta começa a diminuir. Mas há outros localizações, a Norte e a Sul, que esperam idêntica procura.

O Portugal imobiliário, com vocação turística, está ainda longe de se esgotar e há muitas cidades que apenas aguardam uma maior divulgação para se transformarem em atrações irresistíveis para quem sabe o que é bom para investir - do Alentejo a Trás-os Montes, passando por todos as Beiras, Portugal ainda tem muito para oferecer em qualidade.

Ao segredo de antecipar as tendências importa também somar a inteligência para saber divulgar as ofertas que se coadunam com tais tendências.

Luís Lima

Fonte: Apemip