terça-feira, 10 de novembro de 2015

JLL reforça serviços de Development Solutions para dar resposta ao crescente investimento estrangeiro em reabilitação urbana

A JLL está a reforçar a sua estrutura para a prestação de serviços de Project Management em Portugal, no âmbito da qual tem já um portefólio de mais de uma dezena de projetos de reabilitação urbana em diferentes fases de desenvolvimento, passado um ano desde o lançamento desta área de atividade no nosso país.

Os projetos são sobretudo localizados em Lisboa e de uso habitacional, totalizando um valor de investimento de mais de 60 milhões de euros. Esta necessidade de reforço foi despoletada pelo aumento do investimento estrangeiro neste segmento da reabilitação urbana, o qual nos últimos dois anos tem sido de especial atratividade para asiáticos e franceses.

Conforme explica Fernando Vasco Costa, Head de Development Solutions da JLL, “os investidores internacionais que compram imóveis para reabilitar em Portugal pretendem, na maioria dos casos, entregar a gestão de todo o processo de reabilitação a uma equipa profissional. Procuram alguém que garanta uma gestão cuidada de todas as fases do projeto, poupando assim tempo, dinheiro e minimizando os riscos que poderão advir de uma não presença física no mercado.


Estes investidores vêm na JLL uma enorme mais-valia, quer pela confiança dada pela sua presença global, como também pela equipa pluridisciplinar que os acompanha, desde a definição do conceito a desenvolver, passando pela gestão de todo o projeto e obra, até à sua comercialização”.

“Tem sido com esta motivação que cada vez mais investidores nos têm procurado para a gestão de projetos, muitos dos quais já acompanhámos também na compra dos ativos, através do departamento de Capital Markets”, acrescenta.

A equipa de Development Solutions passa agora a ser constituída por quatro profissionais com percursos consolidados em áreas técnicas, como a arquitetura e a engenharia. Integram a equipa Eduardo Sarafana, Madalena Falcão e Gonçalo Ponces, liderados por Fernando Vasco Costa, que detém uma vasta experiência em reabilitação urbana e em consultoria estratégica. No âmbito dos seus serviços, a JLL dá apoio na implementação de projetos imobiliários, sendo atualmente a sua maioria intervenções de reabilitação urbana. A equipa está preparada para acompanhar todo o ciclo de desenvolvimento de um projeto, desde a fase de licenciamento, ao trabalho com os projectistas, lançamento de concurso e a gestão e fiscalização da obra, garantindo a liderança de todo o processo por uma equipa profissional e independente com a garantia de uma marca global como a JLL.

Esta linha de serviços integra o Departamento de Development Solutions, o qual abrange também a área de assessoria aos investidores que pretendem adquirir ativos para efeitos de promoção imobiliária.

A reabilitação urbana não é uma área exclusiva para a prestação destes serviços, mas tem sido o segmento de eleição dos investimentos em novos projetos imobiliários, com um peso que atingiu 34%[1] em 2014. O Departamento está preparado para prestar serviços, de forma abrangente, a qualquer projeto de promoção imobiliária, seja de construção nova ou de reabilitação, e nos diferentes usos, incluindo habitação, serviços, comércio ou turismo.

Em complemento à área de Development Solutions, a JLL está preparada para dar apoio em todo o ciclo imobiliário numa lógica de one stop-shop. “Depois da gestão de projeto, podemos comercializar os ativos, seja através do departamento residencial, de escritórios ou comércio. Antes da gestão de projeto, a nossa intervenção pode passar pela assessoria na transação do imóvel ou do terreno e pela consultoria estratégica na definição de usos e de conceitos.”, diz Pedro Lancastre, Diretor Geral da JLL Portugal.

[1] De acordo com dados oficiais do INE – Instituto Nacional de Estatística, no final de 2014 cerca de 34% dos edifícios concluídos naquele ano diziam respeito a reabilitações. No 2º trimestre de 2015, este peso mantinha-se em torno dos 35%.

Fonte: JLL Portugal