terça-feira, 2 de agosto de 2016

Mercado encara o setor imobiliário com otimismo

De acordo com um inquérito realizado pela Deloitte Real Estate Market Sentiment, 70% dos inquiridos consideram que o setor imobiliário regista atualmente uma melhor performance quando comparado com os 6 meses anteriores, e 60% dos inquiridos consideram ainda que o setor vai evoluir positivamente no próximo semestre.

Os segmentos de imobiliária residencial (50%), hotelaria (50%) e imobiliária turística (54%) são aqueles onde se prevê um maior aumento nas taxas de rentabilidade dos investimentos imobiliários. De acordo com os inquiridos, as variáveis que irão ter um impacte positivo na evolução do setor imobiliário no próximo semestre, são: a procura (75%) e a reabilitação urbana (70%).

De destacar ainda que à semelhança do trimestre anterior o segmento onde se prevê um maior incremento do número de transações é o segmento residencial (82%). Neste segmento estima-se que seja o segundo segmento de mercado com maior aumento nas taxas de rentabilidade dos investimentos imobiliários. 

Globalmente, 52% dos inquiridos, neste trimestre, estimam que os preços de venda do imobiliário se irão manter para o próximo semestre. Adicionalmente 39% dos inquiridos estimam que possa existir um aumento dos preços de comercialização, sendo o setor da habitação apontado por 65% dos inquiridos como aquele que terá um aumento mais significativo nos preços de venda.
O trabalho de campo foi conduzido entre os dias 14 e 22 de junho, antes da votação que ocorreu no Reino Unido. 

O inquérito realizado pela Deloitte Real Estate Market Sentiment, que vai na sua 2.ª edição, pretende assinalar as principais tendências relativamente à evolução do sector imobiliário em Portugal. O painel de participantes do survey é constituído pelos profissionais de Real Estate da Deloitte.

Fonte: Portal Habitação